Notícias Otocentro

Otocentro conquista certificação de qualidade da ONA

Hospital de Londrina é o primeiro do Sul do País, especializado em Otorrinolaringologia, a obter o principal selo da área de saúde

19/01/2018

O Hospital Otocentro de Londrina recebeu, no fim do ano passado, a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. É o primeiro hospital do Sul do País, especializado na área de Otorrinolaringologia, a conquistar este selo.

Ao longo dos últimos dois anos, o Otocentro promoveu mudanças em todos os setores, capacitou profissionais e avaliou empresas terceirizadas, visando a qualidade do atendimento e segurança do paciente e de seus colaboradores. Todos os processos de trabalho foram padronizados, segundo o Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, e, em seguida, avaliados e aprovados pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), instituição acreditadora credenciada pela ONA.

“Buscamos excelência no atendimento para evitar equívocos das equipes médicas e administrativa. A Acreditação é uma conquista muito importante, e ela só foi possível pela contínua dedicação de nossos colaboradores em atender cada vez melhor os pacientes. É, sem dúvida, mais um motivo para comemorarmos os dez anos de fundação do hospital e vislumbrar que estamos no caminho certo, comemora o otorrinolaringologista Koki Kitahara, diretor-geral do Otocentro.

RANKING

De acordo com o cadastro da ONA, atualmente, 279 hospitais brasileiros possuem a certificação de qualidade da entidade, ou seja, apenas 4,11% dos 6.787 registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A região Sudeste é a que mais acumula certificações da ONA, com 173 centros hospitalares certificados. São Paulo lidera o ranking dos Estados com cem hospitais acreditados, seguido por Minas Gerais, com 42, Rio de Janeiro, 23, e Espírito Santo, oito.

Já a região Sul aparece no ranking em segunda posição, com 41 hospitais certificados, sendo que o Paraná lidera com 18 hospitais. O Rio Grande do Sul conta com 12 unidades e Santa Catarina, 11.

Entre os estados com maior número de hospitais acreditados, o Paraná figura em quarto lugar, com 18 unidades, perdendo apenas para três do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Curitiba tem oito hospitais, Londrina e Maringá, três cada, Foz do Iguaçu, dois, e Cascavel e Ponta Grossa, um em cada município. (Confira as tabelas abaixo)

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A metodologia da ONA é reconhecida pela mais importante instituição de acreditação mundial em saúde, a ISQua - International Society for Quality in Health Care (Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado em Saúde), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS).


 

Otocentro O Hospital Otocentro iniciou suas atividades em 2007 e se tornou referência no atendimento de Otorrinolaringologia em Londrina e região. Em 2009, foi pioneiro em implante coclear no interior do Paraná, ao realizar a primeira cirurgia de ouvido biônico em Londrina.

Além de Otorrinolaringologia, o Otocentro atende outras especialidades médicas em seu centro cirúrgico, como Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Bucomaxilofacial, Oftalmologia, Ortopedia e Pediatria. Atualmente, sua estrutura conta com 19 leitos, 14 apartamentos, quatro salas cirúrgicas, quatro leitos de recuperação pós-anestésica, quatro consultórios de otorrinolaringologia, quatro salas de exames e uma sala de pequenos procedimentos. O corpo clínico do hospital é formado por 130 médicos de 12 especialidades. Todas as intervenções cirúrgicas são padronizadas, segundo as normas de segurança do Manual Brasileiro de Acreditação.

 

Ranking Geral      
Região Certificações Total por Estados %
       
Sul   41 14,7
       
Paraná 18    
Rio Grande do Sul 12    
Santa Catarina 11    
       
Total - Região Sul      
       
Sudeste   173 62
       
Espírito Santo 8    
Minas Gerais 42    
Rio de Janeiro 23    
São Paulo 100    
       
       
Centro-Oeste   23 8,2
       
Distrito Federal 11    
Goiás 7    
Mato Grosso 3    
Mato Grosso do Sul 2    
       
       
Norte   10 3,6
       
Acre 0    
Amapá 1    
Amazonas 3    
Pará 6    
Rondônia 0    
Roraima 0    
Tocantins 0    
       
Nordeste   32 11,5
       
Alagoas 3    
Bahia 13    
Ceará 5    
Maranhão 3    
Paraíba 2    
Pernambuco 2    
Piauí 1    
Rio Grande do Norte 1    
Sergipe 2    
       
Total 279   100

 

Ranking por Estados Unidades
   
São Paulo 100
Minas Gerais 42
Rio de Janeiro 23
Paraná 18
Bahia 13
Total 196
   
Ranking por regiões Unidades
   
Sudeste 173
Sul 41
Nordeste 32
Centro-Oeste 23
Norte 10
Total 279

 

Fonte: ONA - 16/01/2018

 

 

 

 

 

 

Home | Hospital | Especialidades | Corpo Clínico | Exames | Cirurgias | Convênios | Orientações | Notícias | Contato
Hospital Otocentro - Rua Martin Luther King, 635 - Jardim Lago Parque - Londrina - PR
Fone: (43) 3324-1212 - E-mail: contato@hospitalotocentro.com.br
Política de Privacidade

IMAGINACOM